quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Burger King tenta driblar impostos há anos, dizem analistas



Disponível também em fredericocattani.com.br


A empresa acaba de mudar sua base de tributação dos Estados Unidos para o Canadá.

A tentativa de reduzir o pagamento de impostos é uma estratégia adotada pelo Burger King muito antes do anúncio feito na semana passada de que a rede de fast-food firmou um acordo que vai reduzir muito suas despesas fiscais nos Estados Unidos, informou a Reuters.

Alguns legisladores norte-americanos e outros críticos atacaram a empresa por ela ter decidido mudar sua base de tributação dos Estados Unidos para o Canadá, por meio de sua proposta de compra da rede de fast-food baseada em Oakville, Ontario, Tim Hortons. Eles afirmam que a medida evitará o pagamento de muitos impostos norte-americanos.

Uma análise da Reuters feita com base em documentos oficiais do Burger King nos EUA e no exterior, e revisada por peritos em contabilidade, mostra que a empresa tem feito grandes esforços para reduzir a sua fatura fiscal dos EUA por algum tempo.

A sua taxa efetiva de imposto de 26% nos últimos três anos é comparada a taxas de 31% do McDonalds, Starbucks Dunkin Donut’s. A taxa do Burger King é 30% menor do que a taxa média de imposto paga pela empresa durante os cinco anos que anteceram sua compra, em 2010.

A empresa poderá, por exemplo, adotar estruturas tributárias que emprega atualmente em grandes mercados como a Alemanha ea Grã-Bretanha, e que permitem ao grupo a operar quase livre de impostos nesses locais. E isso pode significar Tio Sam vai perder receita tributária corporativa.

“Eu ficaria surpreso se no prazo de cinco anos, a taxa de imposto não reduzisse dramaticamente”, disse o professor Stephen Shay, da Harvard Law School.

Fonte: Notícias Fiscais.